Thursday, December 13, 2007

"No Dia Em Que Fugimos Tu Não Estavas Em Casa"

Sim, comprei este livro hoje...12€ com 100 páginas mas não faz mal, mas já andava à procura à uns tempos e de certeza que vale a pena, só li a introdução e gostei!
Pronto o livro chama-se "No Dia Em Que Fugimos Tu Não Estavas Em Casa" de Fernando Alvim.
Deixo aqui a introdução ao livro escrita por José Luís Peixoto, minha próxima companhia de leitura de viagem! :P



"Eu sou uma introdução. Antes de nascer, ninguém me perguntou se queria ser uma introdução. Começo agora a tomar noção da minha existência. Tento saber se a minha vida é importante mas, tantas vezes, tenho dúvidas. No entanto, aquilo que sou é tudo o que sou. Não sou mais. Tenho pena. Nasci há poucas linhas e sei que sou uma introdução ao livro do Fernando Alvim, "No dia em que fugimos tu não estavas em casa". Nas prateleiras da livraria, encontro-me com outras introduções de outros livros.

Gosto de ser esta introdução a este livro do Alvim. Nas minhas ilusões, feitas destas linhas e destas palavras, gosto de imaginar que, cada uma das pessoas que me ler e que ler as páginas deste livro onde vivo, poderá perceber que as pessoas são sempre muito maiores do que aquilo que imaginamos delas. O autor deste livro, por exemplo, para lá de ser um babalú maluco, é também alguém que se apaixona e que escreve cartas de amor com palavras feitas de sentimentos e de sinceridade.

Gosto de ser esta introdução porque, assim, posso dizer também que, perante os sentimentos, o mais fácil é fugir deles, o mais fácil é utilizar palavras como "lamechas" ou "piegas". O mais dificil é ter a coragem de vivê-los. O mais honesto é perceber que "sentimentos" e "inteligência" são irmãos siameses. Da mesma maneira que a inteligência é impossível sem sentimentos. Também os sentimentos são impossíveis sem inteligência. Este livro é possível. Este livro é um sonho do Alvim e a mim, pessoalmente, como introdução que sou, sinto-me feliz por a minha existência ser parte da felicidade de outra pessoa.

Dito isto, que não me parece pouco, a minha vida de introdução aproxima-se do seu fim. Antes de nascer, ninguém me perguntou

se queria ser uma introdução. Agora que as minhas palavras se estão a acabar, ninguem me pergunta para onde vou. Não faz mal. Sei que a vida de uma introdução é assim. Como todas as vidas, começa e acaba. Não faz mal. Depois de mim, comigo, seguem-se as páginas deste livro, "No dia em que fugimos tu não estavas em casa", escritas por este autor e amigo, Fernando Alvim.

Desejo que a coragem de escrevê-las e senti-las, se encontre com a coragem de lê-las e de senti-las. Eu, que sou apenas uma introdução, fico aqui na página 14. Gosto de estar aqui. Gosto de ser uma introdução a um livro de amor."

José Luis Peixoto.