Thursday, October 2, 2008

Diário de uma viagem - A preparação

Antes de qualquer viagem tem de existir sempre uma preparação cuidada de vários aspectos.

No meu caso preparação não houve. :D
Passo a explicar, quarta feira da semana passada falei com os gabinete de relações internacionais e com o meu coordenador de Erasmus e disseram que podia-mos ir quando quisesse-mos, pois já tudo estava encaminhado.
Quarta às 16 horas decidimos, "Ok vamos. Vá, marcamos a viagem para sexta as 9:30 da manha e já ficamos com tempo para nos organizarmos quando lá chegarmos." 
A mim cheirou-me um pouco a repentino mas pronto, vamos lá assim custa menos a fazer despedidas.
Claro que tinha de ir a casa despedir da família e fazer as malas. como ainda não tinha comprado mala nenhuma pedi à minha namorada que me fizesse esse favor.
Fui à pressa apanhar o autocarro que era as 17 horas e as 20 horas estava em casa. Fiz as despedidas e na na quinta de manha vou para Viseu, chego a casa as 12:30 e vou fazer a mala e tirar tudo do quarto. De notar que tinha de fazer tudo isto até as 14h pois tinha-mos combinado ir para o porto depois de almoço.
Para minha surpresa, consegui arrumar tudo graças à namorada e ainda tive tempo para almoçar com a ela.
As 14h fui ao café e ainda deu para estar na descontra ate as 16h a despedir do pessoal.

Fui para casa e fui pesar a mala, que para andar de avião existem limites no meu caso eram 20kg e por cada quilo extra paga-se 8 ou 18€, não tenho a certeza de quanto é. Ao pesar assustei-me quando vi 40kg no mostrador da balança. "Tou fo****!", pensei. Comecei a tirar o não essencial com a ajuda do amigo Vizela e assim no nada saíram 10kg, mas ainda faltavam outros 10... Pronto tirei algumas coisas que davam jeito, mas teve de ser. fiquei com 5Kg a mais, ficou a pesar 25kg a mala.
Quanto à mala de mão podia-se levar até 8kg. A minha era a mala do portátil que ficou a pensar 5kg, e não dava para levar grande coisa...
Pensei, "Olha tem de ser tem de ser, se pagar azar..."

Ainda tentamos comprar a viagem para sexta mas o meu colega não tinha saldo suficiente, decidimos comprar mais à noite na terra dele.
E lá fomos nós para Vale de Cambra, casa do meu colega, pois ele também tinha de arrumar as coisas dele lá, para irmos dormir no Porto.
Arrumamos tudo e mais uma vez pesamos as malas, a dele estava bem e a de mão tinha 14kg mais um problema. Eu mudei o que pude da mala para a mala do portátil, vesti umas camisolas extra e um belo do casaco e fiquei com 21,5kg. Iria pagar 8 ou 18€ tanto no Porto como em Amesterdão onde íamos fazer escala.

Em casa dele também não tínhamos net, e não estávamos a ver o que íamos fazer, tivemos a brilhante ideia de ir pa um café com net e comprar lá. E foi isso mesmo que fizemos ele ainda não tinha saldo e eu comprei-lhe a viagem eram 22h, a menos de 12h de embarcar, que maravilha.

Sem jantar, fomos até ao restaurante comer um bifezinho típico da região. Soube mesmo bem e ainda tivemos no paleio com o dono a contar as suas experiências de vida quando ele viajava e da sua estadia em África.
Voltamos para casa do meu colega para o homem se despedir da família e irmos com outro colega (que no sábado ia para a Lituânia também mas para outra cidade), que nos ia levar ao Porto.

E pronto as 23h saímos de casa rumo ao porto.
Chegamos lá por volta das 24h, e fomos para o apartamento deixar as malas para irmos tomar um café antes. Chegamos a casa porta fechada e ninguém em casa. Tivemos de ir ter com o pessoal que já estavam mais para lá do que para cá. Todos queriam ir para o Via rápida uma disco do Porto. E pronto lá fomos nós a pé para a disco enquanto os nosso amigos foram levar algumas raparigas a casa que já estavam Ko e iam ter à disco mais tarde.

Pelo caminho ainda conhecemos algum pessoal de Erasmus e fomos pa disco que estava mesmo a abarrotar, passamos cerca de 100 metros de fila e metemo-nos lá à frente. Ainda deu para encontrar um colega de Viseu que se tinha mudado po Porto. 
Ficamos cerca de 3 horas por lá e decidimos ir pa casa para dormir um pouco também.
As 4h estava-mos em casa depois de termos parado numa operação stop e estar tudo nos conformes.

Acordamos as 7 da manha para nos pormos a caminho do aeroporto, o nosso colega deu-nos boleia depois de um esforço para acordar. As 7:45 estamos a entrar no aeroporto e a dirigirmo-nos para o check-in.
É de notar que não tínhamos nenhum tipo de bilhete porque compramos os bilhetes pela net, não tínhamos mesmo nada... Só foi preciso mostrar o passaporte e ficou tudo ok.
Estava mesmo à espera de pagar peso extra mas não, tive sorte apesar de na máquina marcar o tal 1,5kg a mais. Fizemos check-in, e aqui dou-vos uma dica, metam tudo o que têm dentro do casaco para a máquina não apitar, também é preciso tirar o cinto. Nunca levem na mala de mão líquidos com mais de 100ml se não não passa.

Ficamos a aguardar pelo nosso avião que ainda faltava cerca de 1h para as 9:30.

Outra dica que dou é, que quando comprem a mala verifiquem o peso dela, pois o peso da própria mala também faz parte, nunca pensei que a minha mala pesa-se 5,2kg, mas pesa.
E foi assim uma rica preparação para ficar cerca de um ano noutro país. Até agora ainda tenho a sensação que me esqueci de algo, mas ainda não descobri o quê. :P

(Por: Sérgio Niu)